Available services

Partilhar

Casa da Ordem

Description level
Section Section
Reference code
PT/MD/FAM/QPM/B
Title type
Atribuído
Date range
1588 Date is certain to 1846-03-21 Date is certain
Dimension and support
2 liv.; Papel; 0,13 m.l.
Extents
2 Livros
Biography or history
A Casa e Quinta da Ordem situava-se na freguesia “de S.Pedro da Villa da Teixeira, no antigo concelho de Mezamfrio” (AQPM – Livro da história das propriedades do Paço de Monsul, fl. 189), que hoje pertence ao concelho de Baião. A Casa da Ordem teve origem num emprazamento que fez o Mosteiro de Santo André de Ancede em 19 de dezembro de 1582 a Pedro Gonçalves “(…) de huma propriedade que fica sobre a estrada velha que vai de Mezamfrio para Amarante.” (AQPM – Livro da história das propriedades do Paço de Monsul, fl. 189), cujo prazo foi depois sucessivamente revalidado nos seus sucessores. A quinta era composta por “(…) muntas terras de campos souttos leiras montados e moinhos, é digna de munta atenção pella sua grande extencão”( (AQPM – Livro da história das propriedades do Paço de Monsul, fl. 187), e a casa era de cantaria e só foi terminada a sua construção em 1661 por António Fernandes Teixeira, neto de Pedro Gonçalves.

A casa da Ordem ligou-se ao Paço da Quinta de Monsul pelo casamento de Maria Bernarda Barbosa Cabral, filha de Pedro Guedes Pinto Teixeira e de Chrestina Cabral Barboza de Sequeira Rangel, com Bernardo Guedes de Vasconcellos, filho de Fernando José Guedes e de Joanna Raimmundo Pinto ((AQPM – Livro da história das propriedades do Paço de Monsul, fl. 225).

Scope and content
Posse e administração de propriedades; Certidões de autos; sentenças cíveis e processos judiciais; Transacção e transmissão de bens; Certidões de autos e sentenças de arrematação; Certidões de escrituras de compra e venda; Certidões de escrituras de permuta; Certidões de escrituras de transacção e amigável composição; Declarações de venda.
 
Lang=pt   Lang=